segunda-feira, 20 de julho de 2009

ARTEMÍSIA


A Artemísia vulgaris é da família da conhecida erva do absinto(Arthemisia absinthium),possuindo muitos nomes comuns como artemija,flor de São João,absinto selvagem.É também chamada erva do fogo.
É natural da Europa temperada, Ásia, norte da África e América do Norte.
É uma planta vivaz, de até 1 metro de altura, talos eretos, ramificados, violáceos.Possui folhas polimorfas, verde escura na parte superior e esbranquiçada na inferior.Suas flores são amareladas.
Floresce no verão.

Gênero: Feminina

Planeta regente: Vênus.

Elemento: Terra.

Atributos mágicos:Sonhos proféticos,conhecimento psíquico,realização de projetos.

Em grego, Artemísia significa integridade e boa saúde.
Ela é a erva da mulher, para recompor o Eu feminino, para ajudar a mulher á se recompor mais no seu papel, com sua maternidade e sensibilidade. É ótima para mulheres que precisam ser fortes ou que não se assumem inteiramente, pois precisa fazer, numa grande parte de sua vida, papel de homens.Também é conhecida desde a Antiguidade por ajudar nos partos.
Na Grécia Antiga, esta erva era consagrada á deusa Ártemis (Diana, para os romanos, deusa da fecundidade e da caça).
A Artemísia deve ser usada por pessoas que constantemente necessitam de uma limpeza energética profunda, e quando há necessidade de limpeza profunda de toxinas físicas e energéticas.Essa essência atua limpando, purificando e desintoxicando o corpo físico e a mente.Por atuar de forma rápida deve ser empregada sempre que exista uma situação emergencial ou traumática.Ajuda a reforçar os sistemas de defesa do individuo, seja o sistema imunológico do individuo ou o campo áurico. (ajuda á acabar com o parasitismo e obsessões psíquicas).Atua como antibiótico floral.
Em um almanaque médico astrológico de épocas renascentistas apareceu escrito por um autor desconhecido os segredos da Artemísia: Infunde alento, animo e força, a quem a trouxer consigo junto ao coração.
Esta erva, tomada em um copo com vinho branco, tira logo o cansaço do caminho.
Tem outra virtude: O caminhante que a trouxer, sentirá menos o caminhar.
Estas virtudes são conferidas á esta erva por uma estrela que os astrólogos denominam Algol.
Os astecas e outros índios americanos usam a Artemísia para rituais e fins medicinais, como remédio contra a fadiga e para proteger os viajantes contra os espíritos malignos e os animais selvagens.Os índios ainda usam a Artemísia hoje em dia, para fins espirituais.Usam a erva para purificação do espírito,para dispersar doenças e forças negativas.
Maços de folhas de cálamo com Artemísia ainda são usados na Ásia como talismãs durante o Festival do Barco do Dragão.
Emplastos de Artemísia no plexo solar limpam, energizam e dão coragem.
O escalda pé de Artemísia evita doenças renais.
Ramos de Artemísia presos á porta de casa evita a entrada da inveja e da energia negativa.
As vassouras feitas com Artemísia protegem o ambiente e atraem espíritos benfazejos.
Banhos de imersão em chá forte de Artemísia facilitam o parto e ajudam aos nervosos, neuróticos e histéricos.

Efeitos: A Artemísia causa um estímulo ligeiro e agradável que depende da dose e da sensibilidade da pessoa.A Artemísia é supostamente boa para a indução de sonhos lúcidos e viagens astrais.Fumar a Artemísia, comer a planta ou ingerir a tintura antes de dormir, aumenta a intensidade dos sonhos, a capacidade de controle dos mesmos, e ajuda á recordar os sonhos após o despertar.

CURIOSIDADE: Na arte da magia, confeccionamos um licor mágico de Artemísia.Vou passar essa receita para vocês, pois além de saboroso, oferece excelentes resultados.
300 gramas de erva fresca, lavada e seca.
Três buquês de sabugueiro.
Colocar estas ervas em um vidro e cobri-las com pinga de boa qualidade e baixo teor alcoólico.Deixar repousar por 21 dias.
No dia marcado, coar a pinga para garrafas escuras, até a metade.Completar o restante com uma calda grossa de açúcar.Deixar repousar por 45 dias, em local escuro.
Este licor, se tomado regularmente, evita a entrada de qualquer energia negativa.


Propriedades medicinais:
Analgésica, anti-séptica, antiespasmódica, antinflamatória, anti-malárica, antimicrobiana, cicatrizante, Emenagoga, Sedativa e Tônica.
É utilizada por infusão, na proporção de 2 colheres de sopa da erva por litro de água.
Tomar, no máximo, 3 xícaras por dia.
Fricções do suco das folhas auxilia nas artralgias e dores reumáticas.
A Artemísia é muito usada na moxabustão,difundida através da medicina tradicional chinesa e japonesa. A moxa ou mogussá,é um extrato batido e envelhecido desta erva,sendo usado direta ou indiretamente na pele,em regiões com dores ou pontos de acupuntura. Conta-se com o auxilio do calor nestes casos, mais os efeitos curativos da erva não podem ser negados.

Contra-indicações:
Sucos e extratos são tóxicos.A infusão ajuda a eliminar parte de toxidade.Não deve ser utilizada por quem se encontra em tratamentos radioterápicos, por quem estiver gestante ou amamentando.
Seu uso deve ser evitado por indivíduos de temperamento bilioso ou sanguíneo, por pessoas que sintam irritação gástrica ou intestinal, e nas propensões á congestão cerebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário