quinta-feira, 30 de julho de 2009

MANJERONA


Era uma das ervas preferidas de Afrodite, (deusa do amor), e simbolizava a felicidade. Conta à lenda, que Afrodite a teria usado para curar as feridas de Enéas. O povo grego costumava plantá-la na frente das casas, como sinal de boas-vindas, pois para eles esta planta simbolizava a felicidade. Na Idade Média, esta erva foi introduzida da Europa, onde, em forma de saches, era muito apreciada pelas damas. Manjeronas silvestres estão presentes por toda a paisagem da Grécia, e a impregnam com o seu perfume. Conta a lenda, que o filho do rei de Chipre, o príncipe Amáraco, o qual se dedicava à arte de fabricar perfumes, ao criar uma fragrância rara e surpreendentemente agradável, ficou tão maravilhado com a sua criação, que deixou que se quebrasse o vaso que continha este perfume. Perante tal perda, deixou que a tristeza tomasse conta de si, e foi definhando até morrer. Comovidos, e conscientes da dedicação do príncipe, os deuses transformaram seu corpo numa planta aromática, à qual deram o nome de amáraco, e que acabou sendo conhecida também como manjerona.

. Planeta – Mercúrio

NOME CIENTÍFICO Origanum majorana
É uma planta herbácea que chega a atingir 60 cm de altura. Suas folhas são pequenas, ovais, de coloração verde-acizentada. As flores, que vão do branco ao violeta, quando abertas, se tornam um grande atrativo para as abelhas.
. AROMA E SABOR Odor penetrante, com sabor quente e levemente picante.

. ORIGEM África e Oriente Médio

FUNÇÕES TERAPÊUTICAS -como infusão, esta erva combate artrites e reumatismo,.
O chá combate gripes e resfriados.
O vinagre feito com esta erva, misturado na água do banho, ou friccionado no corpo, ajuda a aliviar o cansaço físico.
Ainda como infusão, na inalação, ajuda a eliminar muco e catarro, combatendo a sinusite.
O óleo essencial beneficia o metabolismo e os órgãos genitais.
Usada na inalação, ajuda a eliminar muco e catarro, prevenindo a sinusite.
O chá de manjerona combate cólicas menstruais e úlcera estomacal.
Folhas frescas e cozidas aplicadas com gaze são bons antiinflamatórios no caso de pancadas, feridas e tumores.
Pomada para muco nasal infantil: Um molho de folhas secas de manjerona, machucadas e misturadas à gordura vegetal, constitui uma excelente pomada caseira para muco nasal. Unte a mucosa interna duas ou três vezes ao dia. Guarde na geladeira.


Efeitos colaterais: Altas doses por longos períodos de tempo podem causar hipertensão arterial. Em pequenas doses não há contra-indicações.
. Contra-indicada para diabéticos.


. PARTES USADAS: Folhas – temperos e chás
Flores – perfumes.


Na aromaterapia é indicada para pessoas tristes e deprimidas
.O seu óleo é ideal para almas ansiosas e atormentadas que vivem num estado de constante agitação interior e exterior, não encontrando a paz na Terra. Auxilia na criação da vibração propícia à ajuda do Arcanjo Rafael na cura dos conflitos e tormentos interiores, de forma a que a paz e harmonia aflorem com naturalidade.
OBS.: Conta uma lenda, que Afrodite considerava este óleo, como um símbolo de felicidade. A manjerona era consagrada a Osíris no Egito e a Vishnu e Shiva na Índia.


. USO GERAL Além de condimento, a manjerona já foi aproveitada na forma de suco, na Europa, para tingir lãs (vermelho-púrpura), e para lustrar móveis.

. USO INDICADO EM ALIMENTOS (Esta erva não deve passar por um cozimento prolongado, pois isso anula o seu sabor.): Usada em carnes vermelhas - aves - legumes - queijo - ovos - peixes - sopas - guisados – saladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário