sábado, 18 de julho de 2009

OLÍBANO


É uma resina muito usada na perfumaria e na fabricação de incensos,também conhecida como franquincenso,.Originário da Península Arábica, do Oriente Médio e do Norte da África, é obtido de árvores do gênero Boswellia.O nome franquincenso se deve ao fato de ter sido re-introduzido na Europa pelos francos.
A palavra olibano é derivada do árabe al-lubán (o leite), em referência á seiva leitosa que sai ao golpear a árvore do olíbano.
O Olíbano é usado generosamente em ritos religiosos.
De acordo com o Evangelho de Mateus 2:11,ouro,olíbano e mirra foram os três presentes dados á Jesus pelos Reis Magos que vinham do Oriente.
O surgimento do cristianismo empobreceu o mercado do olíbano durante o século IV, a desertificação fez com que as rotas das caravanas que cruzavam sobre o Rub al Kali se tornassem mais dificies e o incremento das incursões dos nômades no Oriente Próximo facilitaram o fim do comércio do olíbano ao redor do ano 300.
Diz a lenda que o Imperador Romano Nero, queimou olíbano durante um ano, valioso para a cidade de Roma, no funeral de sua esposa, Poppaea,tentando demonstrar,desta forma,a grandeza e a espiritualidade
de Roma.
Usada em cerimônias ligadas á espiritualidade e ás mais diversas religiões desde a Antiguidade, estão-lhe conotadas propriedades de limpeza energética e ligação ao divino.O fumo branco aromático resultante da sua combustão é um símbolo do literal envio das preces humanas às esferas mais altas dos reinos espirituais.
A Federação das Sociedades Americanas de Biologia Experimental (FASEB),em conjunto com a Universidade Johns Hopkins e a Universidade Hebraica de Jerusalém,descobriu que o efeito provocado pelo incenso de olíbano,queimado nas igrejas,templos e sinagogas é muito mais do que uma experiência mística/religiosa.
De acordo com as pesquisas (e testes em ratos) o olíbano ativa os ainda pouco compreendidos canais de íon do cérebro ligados á emoção, aliviando a ansiedade e a depressão.Além disso, mexe com o TPRV3,relacionado com a nossa percepção de temperatura.Inspirar olíbano traz a sensação de calor reconfortante, tendo em conseqüência disto, um grande valor terapêutico.
A aromaterapia já faz uso do olíbano como antidepressivo há muito tempo.Seu aroma acalma a mente, além de proporcionar tranqüilidade, aceitação e entendimento. É dito que, sob o efeito do olíbano,a pessoa respira mais profundamente e entra em contato com a sua alma.É um óleo do sétimo chacra,nos conectando com as forças superiores e afastando o negativo.
Como toda resina, tem efeito cicatrizante.Este efeito se estende para as feridas emocionais e ás rupturas de alma.
Ao ler isso, vocês podem pensar que o incenso de olíbano que se encontra na esquina, nas lojas esotéricas ou nas lojas de produtos naturais...Pois não têm.O incenso de ¨palito¨é produzido,na maioria dos casos,com óleo sintético,que não traz a pureza do óleo essencial,além dos problemas advindos do benzeno.O mesmo vale para os vidrinhos de óleo que compramos á R$5,00.
O verdadeiro incenso de olíbano vem em forma de pedrinhas, parecendo um sal grosso amarelado.Para queimar, é preciso usar carvão em brasa ou pastilhas de carvão.

Planeta: Sol

Elemento: Fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário